No dia 20 de maio, os criadores audiovisuais do mundo se despediram do diretor Mario Mitrotti: um ser humano insubstituível, líder e profissional que deixou seu exemplo como guia para o futuro.
Em sua última edição, a AV Creators News apresentou uma entrevista com o diretor e presidente dos Diretores da Colômbia (DASC). A reportagem não só destaca sua carreira artística profissional, mas também valoriza seu trabalho à frente da DASC, durante o qual a Lei Pepe Sánchez foi aprovada em 2017. Essa lei permite que os autores audiovisuais colombianos recebam um pagamento justo pela comunicação pública de suas obras. Ele também realizou recentemente um sonho antigo: garantir uma sede permanente para os diretores da Colômbia (veja DASC nota)
A dedicação de Mario Mitrotti à DASC foi tão tenaz que sua última aparição pública foi, justamente, para a inauguração oficial da sede da entidade no dia 9 de maio. Após este evento, sua saúde deteriorou rapidamente, levando à hospitalização e, eventualmente, ao seu falecimento.
Toda a comunidade de autores audiovisuais lamenta a perda física de um de seus principais fundadores de organizações internacionais dedicadas à defesa dos direitos dos autores audiovisuais.
Uma Marca Indelével
Ao longo de sua vida, Mario Mitrotti dirigiu longas-metragens, curtas, documentários, mais de 1.500 comerciais, videoclipes, audiovisuais em todos os formatos e mais de 850 horas de produções para a televisão. Ele desenvolveu suas atividades profissionais na Colômbia, Venezuela, EUA (Nova York, Hollywood, Miami, Tampa), Brasil, Costa Rica, Panamá, Guatemala, Equador, Argentina, Itália e Espanha.
Em sua extensa carreira, recebeu 86 prêmios nacionais e internacionais em Cinema e Publicidade. Junto com seus colegas colombianos, fundou a DASC, a Sociedade de Gestão dos Direitos dos Diretores Colombianos, grupo que gerou a Lei Pepe Sánchez, concedendo esse direito a roteiristas e diretores em seu país.
Além disso, Mario Mitrotti foi membro fundador da FESAAL, a Federação de Sociedades de Autores Audiovisuais Latino-Americanos, e da Confederação Internacional de Autores Audiovisuais AVACI.
Tanto por sua carreira quanto por seu trabalho sindical, criadores audiovisuais de vários países ao redor do mundo expressaram suas despedidas a um mestre em seu ofício e um ponto de referência na luta pelas novas gerações.
Comments