Na primeira semana de setembro, a DAC – Diretores Argentinos Cinematográficos – recebeu em seus escritórios aos representantes e técnicos da DGK – Associação de Diretores da Coréia: Hyun-jin PARK – Autor, Vice-Presidente e Membro do Conselho da DGK, Chanik LIM – Autor , Diretor e Hae-ryung HA – Gerente, que viajaram especialmente á Argentina com o fim de fazer um treinamento sobre o gerenciamento de uma sociedade de gestão coletiva.
De izquierda a derecha: Chanik LIM, Hyun-jin PARK y Hae-ryung HA
Na casa do Diretor Audiovisual- DAC, eles treinaram por uma semana e visitaram cada uma das áreas que fazem o circuito de gestão coletiva em uma das sociedades mais reconhecidas da Argentina, em seus 61 anos de história desde a sua fundação.
Com uma vasta experiência, tendo treinado todas as sociedades emergentes latino-americanas, os diretores das áreas da DAC: Arrecadação e Distribuição de Direitos, Declaração de Obras, Sistemas, Liquidações, Assuntos Internacionais, Administração e Documentação, explicaram quais são as etapas corretas para sua operação, juntamente com o circuito de informações, formulários de declaração de obras, sistemas convenientes, tipos de contratos e obras, entre outros.
DGK representa hoje ao Grêmio de Diretores Coreanos, fundado em forma cooperativa – no ano 2005 – por 300 diretores que trabalham ativamente na indústria cinematográfica Coreana. O trabalho que este Grêmio de Diretores Coreanos vem realizando faz tempo é a colaboração e cercania com as sociedades asiáticas, trabalhando na possibilidade de se tornar em um futuro próximo, uma sociedade de gestão coletiva que proteja os direitos no seu território e no mundo dos autores audiovisuais Coreanos.O principal objetivo deste treinamento é obter o know- how necessário e a formação de seus colaboradores.
De izq a derecha : Hae-ryung HA (DGK), Hyun-jin PARK (DGK) Carlos Galettini (Presidente DAC) Chanik LIM (DGK) y Horacio Maldonado (Secretario General DAC)
É muito importante a transferência de conhecimento e a ajuda e colaboração entre as sociedades. Expandir o conhecimento daquelas sociedades com uma vasta experiência no território dos direitos autorais ajuda para que novas sociedades possam ser formadas e para que a defensa dos direitos autorais seja uma realidade mundial.
Como parte do treinamento, na quarta-feira 4 de setembro, na DAC, casa do Diretor de Audiovisual, os autores Hyun-jin PARK e Chanik LIM, juntamente com os renomados autores argentinos Marcelo Piñeyro e Tamae Garateguy, deram uma palestra aberta ao público sobre a indústria cinematográfica coreana, suas redes de distribuição e as possibilidades de colaboração internacional, o que formou, sem dúvida, um interessante debate comparativo das capacidades de produção e distribuição que o cinema argentino tem no mundo hoje. A conversa gerou uma rica troca de experiências entre os dois países, gerando consultas e dúvidas do público presente
Comments