Em setembro passado foi realizado o Congresso Anual da Writers & Directors Worldwidena cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O encontro ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de setembro, contando com una grande participação de autores de todo o mundo.
Pela primeira vez, o Congresso Anual da Writers & Directors Worldwide aconteceu na cidade do Rio de Janeiro – Brasil – com uma grande participação de sociedades de gestão coletiva de todo o mundo junto a autores internacionais e locais, e representantes do Ministério da Cultura do Brasil que se aproximaram para participar e manter o seu apoio em defesa do direito autoral.
A realização deste importante congresso no território do Brasil tem um grande significado para as entidades anfitriãs, a BDCA – Diretores Brasileños de Cinema e do Audiovisual – e a GEDAR – Gestão de Direitos de Autores Roteiristas – na sua luta pelo projeto da “Lei Nelson Pereira dos Santos”, lei que protege os direitos dos diretores e roteiristas brasileiros. O suporte e a representatividade que as sociedades de gestão coletiva mundiais ofereceram neste encontro são fundamentais para os autores brasileiros e do mundo.
A primeira jornada do dia 28/9 foi realizada no Museu Histórico Nacional, um ponto de referência no Rio de Janeiro, onde as sociedades GEDAR – Gestão de Direitos de Autores Roteiristas – e a DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual – fizeram suas apresentações através dos painéis que contaram com a presença de importantes autores e representantes das sociedades, bem como do escritório de advocacia Siqueira Castro, sempre acompanhando os autores nesta luta pelo projeto de lei. Este dia foi especial e de muita emoção, pois os autores brasileiros, representados pela DBCA, receberam da DAC Argentina o primeiro pagamento pelo uso de suas obras.
As jornadas dos dias 29 e 30 foram realizadas no Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana, Rio de Janeiro. A sociedade GEDAR foi formalmente apresentada como sociedade de gestão de roteiristas brasileiros e recebeu o apoio e os parabéns dos presentes. O congresso foi muito proveitoso, pois a troca de ideias e projetos estimularam as sociedades de gestão de todo o mundo para continuar na defesa de nossos autores.
Comentarios