Entre 15 e 25 de fevereiro, realizou-se na Alemanha a 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, abreviado como Berlinale, um dos festivais de cinema mais importantes do mundo. Ao mesmo tempo, a Berlinale é uma das principais vitrines para cineastas emergentes, onde ocorre o maior mercado audiovisual do mundo: o European Film Market (EFM).
O Urso de Ouro de Melhor Filme foi para Dahomey, uma coprodução entre França, Benin e Senegal, da diretora franco-senegalesa Mati Diop. Este docudrama explora as histórias de obras de arte africanas saqueadas pelos colonizadores franceses.
Dahomey (Mati Diop) - REUTERS / LIESA JOHANNSSEN
Como todo ano, a Berlinale atraiu a elite da indústria cinematográfica, bem como a maior audiência de qualquer festival de cinema do mundo. Ano após ano, cerca de 300.000 ingressos são vendidos ao público. Mais de 20.000 profissionais e críticos de cinema, além de numerosos entusiastas do cinema de mais de 120 países, são credenciados e visitam o Festival Internacional de Cinema de Berlim todos os anos, que nunca está isento dos acontecimentos políticos atuais. Neste caso, as polêmicas giraram em torno do conflito entre Israel e Palestina, da guerra na Ucrânia e do surgimento da extrema-direita tanto na Alemanha quanto no resto do mundo.
Nesta edição, o filme de abertura foi "Small Things Like These", do diretor belga Tim Mielants (diretor da série Peaky Blinders). O filme trata das "lavanderias" irlandesas da Magdalena: instituições eclesiásticas onde milhares de mulheres na Irlanda foram forçadas a realizar trabalhos físicos árduos sem remuneração do século XIX até 1996, quando fechou o último desses lares.
Small Things Like These , dirigido por Tim Mielants
A programação de 2024 incluiu cerca de 400 filmes em diferentes seções e gêneros. Como é tradição, o Festival de Cinema de Berlim hospeda várias subcategorias, cada uma delas sendo um pequeno festival em si.
A Competição foi o destaque do Festival, apresentando filmes internacionais destacados que serão discutidos ao longo do ano. Panorama exibiu obras esteticamente e estruturalmente ousadas de cineastas independentes e inovadores.
A seção Generation apresentou filmes destinados a um público mais jovem, enquanto o Fórum aprofundou-se no cinema como meio e suas formas experimentais. Enquanto isso, os Berlinale Shorts apresentaram uma exploração diversificada das possibilidades cinematográficas no gênero de curta-metragem.
Vencedores da Competição Oficial
O júri da Berlinale 2024 foi presidido pela atriz mexicano-queniana Lupita Nyong'o (Black Panther, Little Monsters, 12 Years a Slave). Todos os anos, o júri concede um total de oito prêmios, incluindo o Urso de Ouro de Melhor Filme e o Urso de Prata de Melhor Ator.
Este ano, o diretor Martin Scorsese foi honrado com o Urso de Ouro honorário por sua trajetória. "Para qualquer um que veja o cinema como a arte de contar uma história de maneira pessoal e universal, Martin Scorsese é um modelo único", disseram os diretores da Berlinale, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian. "Sua visão da história e da humanidade nos ajudou a entender e questionar quem somos e de onde viemos".
Martin Scorsese nasceu em Nova York em 1942 e é considerado um dos diretores mais reconhecidos do mundo. Seu último thriller, Killers of the Flower Moon, com Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, foi indicado sete vezes ao Globo de Ouro. Entre seus trabalhos estão também filmes como Taxi Driver, Shutter Island e Gangs of New York.
Ganadoras de la Competencia Oficial
Um total de 20 filmes competiram nesta edição pelos Ursos de Ouro e Prata. As vencedoras foram as seguintes:
Urso de Ouro para Melhor Filme: Dahomey de Mati Diop (França/Senegal/Benin)
Grande Prêmio do Júri Urso de Prata: A Traveler's Needs de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)
Prêmio do Júri Urso de Prata: The Empire de Bruno Dumont (França/Itália/Alemanha/Bélgica/Portugal)
Urso de Prata para Melhor Direção: Nelson Carlo De Los Santos Arias por Pepe (República Dominicana, Namíbia, Alemanha, França)
Urso de Prata para Melhor Interpretação Principal: Sebastian Stan por A Different Man (EUA)
Urso de Prata para Melhor Interpretação de Apoio: Emily Watson por Small Things Like These (Irlanda/Bélgica)
Urso de Prata para Melhor Roteiro: Matthias Glasner por Sterben (Alemanha)
Urso de Prata por Contribuição Artística: Martin Gschlacht por The Devil's Bath (Áustria/Alemanha)
Fontes:
Comentarios