top of page

A CISAC apoiam o apelo dos Roteiristas e Diretores em favor de uma remuneração justa

O Presidente e Vice-presidentes da CISAC, em representação de todas as regiões do mundo, solicitaram o apoio dos Membros do Parlamento Europeu em favor de direitos justos para os roteiristas e diretores de cinema nos debates que serão celebrados proximamente a respeito da Diretiva da UE sobre direitos autorais.
Jean-Michel Jarre, President CISAC

Jean-Michel Jarre, Presidente da CISAC


Marcelo Piñeyro, film director

Marcelo Piñeyro, diretor de cinema


Jia Zhang-ke, film director, scriptwriter and producer

Jia Zhang-ke, diretor de cinema, roteirista e produtor


 

O grupo, dirigido pelo Presidente da CISAC, Jean-Michel Jarre, e incluindo os roteiristas Marcelo Piñeyro e Jia Zhang-ke, diz: “O voto da Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu será uma oportunidade decisiva para oferecer aos autores audiovisuais sistemas de remuneração para a exploração sob demanda de suas obras em toda a Europa, como o setor vem pedindo há algum tempo”.


Os diretores e roteiristas europeus são indispensáveis para a existência de obras audiovisuais e para a cultura europeia, bem como para oferecer meios de vida e postos de trabalho no setor. Porém, uma participação equitativa e garantida do sucesso das criações destes colaboradores tão importantes do setor criativo europeu pelos usos sob demanda, não está sendo reconhecida atualmente.


Veja a carta inteira.

 

Prezados membros do Parlamento Europeu


Como Presidente e Vice-presidentes da CISAC, representando todas as regiões do mundo, escrevemos para solicitar o apoio aos direitos justos dos Roteiristas e Diretores nas próximas discussões sobre a Diretiva de Direitos Autorais da UE. CISAC, a Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores, representa a mais de 4 milhões de criadores de música, audiovisuais, teatro, literatura e artes visuais, em 121 países.


No dia 27 de março, o voto da Comissão dos Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu será uma oportunidade decisiva para proporcionar aos autores audiovisuais sistemas de remuneração para a exploração sob demanda das suas obras em toda Europa, como o setor tem pedido durante muito tempo.


Os Diretores e Escritores na Europa são indispensáveis para a existência de obras audiovisuais, meios de subsistência e postos de trabalho em todo o setor, e para a cultura europeia. Mas a esses contribuintes, vitais no setor criativo da Europa, é negada atualmente uma participação equitativa garantida pelo sucesso das suas criações para usos sob demanda.


Essa é uma injustiça fundamental que deve ser abordada. Por isso apoiamos incondicionalmente os 126 Roteiristas e Diretores destacados de toda a Europa e suas organizações representativas, que se uniram para pedir aos legisladores da União Europeia que incluam um direito irrenunciável à remuneração pela exploração sob demanda nos Direitos Autorais da UE. Diretiva no mercado único digital.


Victor Bojinov, Isabel Coixet, Costa-Gavras, Jean-Pierre y Luc Dardenne, Agnieszka Holland, Christian Mungiu, Sir Alan Parker, Stefan Ruzowitzky, Bertrand Tavernier, Margaretha Von Trotta e Susanna White são alguns dos muitos roteiristas e diretores de toda a Europa que assinaram a Declaração de Diretores e Roteiristas que reuniram mais de 5,000 assinaturas numa semana.


Através das discussões atuais sobre a Diretiva de Direitos Autorais, a União Europeia tem uma oportunidade única e histórica de fornecer equidade para a próxima geração de criadores audiovisuais.


Europa sempre defendeu os criadores, dando um exemplo ao mundo na promoção e proteção dos seus direitos. Tendo a oportunidade, mais uma vez, de mostrar liderança mundial para garantir recompensas justas para os criadores e o entorno adequado para inspirar a criação cultural.


Estamos observando o progresso da Europa nessa reforma legislativa com grande expectativa, e sabemos que nossos governos também estão observando. Pedimos o apoio para promover condições melhores e mais justas para roteiristas e diretores e aproveitar a oportunidade que têm à sua frente.


Jean-Michel Jarre,

compositor de música eletrônica e artista intérprete

Presidente da CISAC


Angelique Kidjo,

cantora/compositora

Vice-presidente da CISAC


Marcelo Piñeyro,

diretor de cinema

Vice-presidente da CISAC


Miquel Barceló,

artista visual

Vice-presidente da CISAC


Jia Zhang-ke,

diretor de cinema, roteirista e produtor

Vice-presidente da CISAC

 

Imagem:

  1. Jean-Michel Jarre – © E.D.D.A

  2. Jia Zheng-ke – © Jiang Xiaoming

  3. Angélique Kidjo  – © Bex Singleton

  4. Marcelo Piñeyro – © L. Faraig

  5. Miquel Barceló – © Xavier Forcioli

 

Comments


bottom of page