Criadores Audiovisuais de toda a região da Ásia-Pacífico reuniram-se em 08 de outubro passado, na cidade de Busan, na Coreia do Sul, no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Busan, para o lançamento oficial da Aliança da Ásia-Pacífico (AAPA)
Com o apoio recebido das sociedades KOMCA – Associação de Música Coreana de Direitos Autorais, juntamente com a JASRAC – Sociedade Japonesa de Direitos Autorais, Compositores e Editores, foi realizada uma nova reunião da Aliança de Escritores e Diretores Audiovisuais da Ásia-Pacífico (AAPA), na cidade de Busan, na Coreia do Sul, em 08 de outubro passado.
O Diretor de cinema Min Kyu Dong, Presidente da DGK – Sindicato de Diretores Coreanos – é eleito porta-voz da AAPA. Durante a reunião houve trocas de pontos de vista sobre o estado atual da proteção dos direitos autorais nos países e territórios da Ásia-Pacífico e sobre a estratégia de lobby para melhorar a proteção dos direitos autorais. Os membros do grupo central da AAPA discutiram sobre a possibilidade de recrutar patrocinadores para apoiar suas atividades.
A missão da aliança é se tornar a voz dos criadores audiovisuais da Ásia e do Pacífico. Será uma plataforma para os criadores audiovisuais compartilharem, se conectarem e se comunicarem, advogando uma maior proteção dos direitos autorais e promovendo seus interesses na Ásia-Pacífico.
A AAPA é uma iniciativa da Writers & Directors Worldwide (W&DW), o conselho de criadores audiovisuais, dramáticos e literários da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC).
A Ásia-Pacífico é uma potência mundial para produção e criadores audiovisuais, com 5 dos 10 principais mercados de bilheteria e 4 dos 10 principais países em número de longas-metragens. A capacidade desta indústria para prosperar depende dos criadores, incluindo os roteiristas e diretores, e a proteção de seus direitos. Em muitos países como Colômbia, Chile e Brasil, essas proteções foram garantidas através da legislação de direitos autorais para oferecer uma remuneração justa aos criadores.
O diretor coreano do filme “Parasite” e vencedor do prêmio Palme d’Or do Festival de Cinema de Cannes 2019, Bong Joon-ho, disse: “Os criadores merecem legitimamente uma remuneração justa. Vamos trabalhar juntos para implementar um sistema adequado”.
O Diretor Geral da CISAC, Gadi Oron, disse: “Esta é a última e emocionante extensão da campanha mundial de equidade para os autores audiovisuais. Os roteiristas e diretores são parte integrante do sucesso econômico do setor audiovisual, mas estão em séria desvantagem por não ter a proteção legal que merecem. Esta questão é particularmente importante no dinâmico setor audiovisual da Ásia-Pacífico. Trabalharemos duro com criadores audiovisuais da Ásia-Pacífico, e mais além, para promover direitos mais fortes e uma remuneração justa para eles”.
O Roteirista e Presidente da W&DW, Yves Nilly, disse: “Com a reunião da AAPA, os Diretores e Roteiristas agora têm uma voz unida e poderosa em todo o mundo. O mercado audiovisual global precisa de um direito universal para os autores”.
AAPA apoiará a os criadores pressionando por uma nova legislação e fazendo cumprir as leis. Isso inclui legislação para acabar com o tratamento injusto de diretores e roteiristas, reconhecendo-os como autores de obras audiovisuais. A nova aliança fará campanha pelo direito à remuneração dos criadores audiovisuais, que busca garantir um direito econômico inalienável de ser justamente remunerado pelo uso de suas obras, administradas coletivamente por organizações de gestão coletiva.
A AAPA foi concebida pela primeira vez em maio de 2019, na Assembleia Geral da CISAC, pelo Sindicato de Diretores do Japão (DGJ), o Sindicato de Escritores do Japão (WGJ), o Sindicato de Diretores da Austrália (ADG), a Sociedade Australiana de Arrecadação de Autores e Diretores de Tela (ASDACS), os Escritores da Australia ‘ Guild Authorship Collecting Society (AWGACS), o Sindicato de Diretores e Editores da Nova Zelândia (DEGZN), o Sindicato de Diretores da Coreia (DGK) com o apoio da W&DW, a Aliança de Diretores Audiovisuais Latino-Americanos (ADAL) e a Aliança Panafricana de Roteiristas e Diretores (APASER).
Comments