Pelos nossos sagrados direitos autorais

Ao ensejo da posse dos Conselhos Diretivo e Fiscal reeleitos da DBCA (Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual) nesta terça-feira última, 10 de abril de 2018, seu presidente, cineasta Sylvio Back, comemorando o evento, endereça a seguinte saudação aos filiados da entidade e à comunidade cinematográfica brasileira.

DBCA – Saudação da Presidência

Queridas e queridos realizadores do audiovisual, são três anos da mais pura resiliência, entusiasmo e paciência no encalço de um legítimo pleito de centenas de criadores brasileiros: a cobrança e distribuição de direitos autorais das nossas criaturas levadas ao público. Agora, abrem-se novos horizontes e procedimentos tão grandes, senão maiores. Sim, dias de glória estão à soleira dessa que será a mais emblemática conquista do cinema brasileiro.

No dia 27 de março passado, com o irrestrito apoio e solidariedade majoritária dos nossos filiados, foi escrito outro importante capítulo dessa saga: a reeleição dos atuais Conselho Diretivo e Fiscal (*) para o triênio 2018/2021. Essa conquista coincide com nossas incansáveis tratativas junto ao Ministério da Cultura pela habilitação da DBCA para a cobrança e pagamento de nossos sagrados direitos autorais no Brasil e no exterior. Então, há que se comemorar esta vitória coletiva com os trezentos mais importantes cineastas do país filiados à DBCA!

Honrado por ter sido reconduzido à direção da DBCA, do qual fui um dos fundadores, estas linhas são, exatamente, para externar em nome dos demais diretores e no meu, a suprema alegria de estarmos dedicando nossa expertise e filmografia para o sucesso do que todos estamos a merecer há décadas: a justa e equitativa remuneração pelo audiovisual que assinamos a fim de garantir as nossas vida e obra com absoluta dignidade! Muito obrigado a todos!

Sylvio Back, presidente da DBCA

(*) Conselho Diretivo: Sylvio Back, presidente; Antonio Carlos da Fontoura, vice-presidente; Ricardo Pinto e Silva, secretário geral; Guilherme de Almeida Prado tesoureiro; Oswaldo Caldeira, secretário de Ação Social; Nelson Hoineff, vogal secretário geral; Toni Venturi, vogal tesoureiro; e Tetê Moraes, vogal secretário de Ação Social. Conselho Fiscal: Helena Solberg, Célia Catunda e Joel Zito Araujo.

 

Com o firme apoio de

LATINOAMÉRICA

Aliança de Diretores Audiovisuais Latinoamericanos

Sociedades que avalizam com acordos recíprocos os Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual

CHILE

Sociedade de Autores Nacionais de Teatro, Cinema e Audiovisuais

ARGENTINA

Associação Geral de Diretores Autores Cinematográficos e Audiovisuais

COLÔMBIA

Diretores Audiovisuais Sociedade Colombiana

MÉXICO

Sociedade Mexicana de Diretores-Realizadores de Obras Audiovisuais,

IMPORTANTE APOIO DAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS E EUROPEIAS

DAMA (logo) Derechos de Autor de Medios Audiovisuales Ver carta de apoio

SACD (logo) Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques Ver carta de apoio

Directors UK (logo) Directors UK
Ver carta de apoio

ADAL (logo) Alianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos Ver carta de apoio

DAC (logo) Directores Argentinos Cinematográficos Ver carta de apoio

Writers and Directors (logo) Writers & Directors Worldwide
Ver carta de apoio

ATN (logo) Sociedad de Autores Nacionales de Teatro, Cine y Audiovisuales Ver carta de apoio

Directores México (logo) Directores México
Ver carta de apoio

SGAE (logo) Sociedad General de Autores y Editores
Ver carta de apoio

SIAE (logo) Società Italiana degli Autori ed Editori
Ver carta de apoio