Os diretores do audiovisual brasileiro receberão os direitos autorais

Matéria Publicada na Creator’s News:  http://creatorsnews.org/pt/brazilians-audiovisual-authors-will-collect-authors-rights/

Depois de uma longa luta pelo reconhecimento de seus direitos, os autores brasileiros se reuniram com o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que comunicou que em breve serão habilitadas as sociedades de gestão DBCA, GEDAR e INTERARTIS para começar a receber os direitos autorais no Brasil e em todo o mundo.

Queremos parabenizar os autores brasileiros por sua constante luta na defesa de seus direitos, igualdade e suporte econômico alcançado através do longo caminho percorrido para a obtenção da habilitação das sociedades de gestão, a DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual, a GEDAR – Gestão de Direitos de Autores Roteiristas, e a INTERARTIS – Gestão Coletiva de Artistas Intérpretes do Audiovisual do Brasil.

Este é o resultado da força dos autores de todo o mundo, centrado em suas sociedades de gestão que reivindicam os seus direitos. Uma força encabeçada pelos autores brasileiros que nunca baixaram os braços reclamando o que lhes corresponde, e tentando colocar a cultura na frente de um país com muitos autores, um país com uma imensa indústria audiovisual e com autores que vivem disso. É necessário, mais uma vez, ressaltar a levar à frente a cultura de um país e reivindicar o trabalho do autor audiovisual que vive de sua obra.

A DBCA e a GEDAR, entre outras sociedades de gestão, estão nucleadas em alianças regionais, como a ADAL – Aliança de Diretores Audiovisuais Latino-Americanos – e a ALGyD– Aliança Latino-Americana de Roteiristas e Dramaturgos , têm entre seus principais objetivos a cooperação e ajuda para a criação de novas Sociedades de Gestão do Direito Autoral de Diretores, Dramaturgos e Roteiristas Audiovisuais em países da região latino-americana que representaram um papel fundamental no caminho percorrido de cada una das sociedades integrantes e seu funcionamento. Vale ressaltar o papel fundamental que tiveram as sociedades integrantes da W&DW – Writers and Directors Worldwide, sociedades internacionais que se comprometeram e colaboraram com o seu inestimável apoio.

Estamos felizes em saber que hoje a defesa do direito autoral deu mais um passo muito importante. Cumprimentamos todos os autores brasileiros engajados nessa luta!

Leia a notícia publicada pelo Ministério da Cultura

 

Com o firme apoio de

LATINOAMÉRICA

Aliança de Diretores Audiovisuais Latinoamericanos

Sociedades que avalizam com acordos recíprocos os Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual

CHILE

Sociedade de Autores Nacionais de Teatro, Cinema e Audiovisuais

ARGENTINA

Associação Geral de Diretores Autores Cinematográficos e Audiovisuais

COLÔMBIA

Diretores Audiovisuais Sociedade Colombiana

MÉXICO

Sociedade Mexicana de Diretores-Realizadores de Obras Audiovisuais,

IMPORTANTE APOIO DAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS E EUROPEIAS

DAMA (logo) Derechos de Autor de Medios Audiovisuales Ver carta de apoio

SACD (logo) Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques Ver carta de apoio

Directors UK (logo) Directors UK
Ver carta de apoio

ADAL (logo) Alianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos Ver carta de apoio

DAC (logo) Directores Argentinos Cinematográficos Ver carta de apoio

Writers and Directors (logo) Writers & Directors Worldwide
Ver carta de apoio

ATN (logo) Sociedad de Autores Nacionales de Teatro, Cine y Audiovisuales Ver carta de apoio

Directores México (logo) Directores México
Ver carta de apoio

SGAE (logo) Sociedad General de Autores y Editores
Ver carta de apoio

SIAE (logo) Società Italiana degli Autori ed Editori
Ver carta de apoio