Os direitos digitais para os criadores já superaram a marca de 1 bilhão de euros

 

Paris, 8 de Novembro de 2018 – Segundo o informe sobre as arrecadações mundiais 2018, publicado hoje pela CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores), os direitos arrecadados para criadores de todos os repertórios – música, audiovisual, artes visuais, dramaturgia e literatura – alcançaram um novo recorde de € 9.600 milhões, 6,2% a mais que o ano passado.

Em 2017, os direitos gerados a partir das mídias digitais superaram, pela primeira vez, a marca de 1 milhão de euros, registrando um aumento de 24%. A arrecadação quase triplicou (+166%) nos últimos cinco anos impulsionada por serviços de streaming em geral, e mais recentemente, pelo êxito do streaming de vídeos.

Para o repertório musical, as arrecadações alcançaram os 8.300 milhões de euros (+6,0%), com ingressos do setor digital, que superam, pela primeira vez, a marca do 1 bilhão.
Apesar dos direitos oriundos do mercado digital terem aumentado para todos os repertórios, chegando a 1.27 bilhões de euros, este setor continua gerando menos direitos que as emissoras de rádio e televisão e a categoria ao vivo e ambiente. Somente 13% das arrecadações dos criadores procedem de fontes digitais (contra 11% em 2016), o que reflete um grande desequilíbrio entre a quantidade de conteúdos criativos que estão à disposição nos serviços digitais e a soma que volta para os criadores.

Em crescimento pelo quinto ano consecutivo, as arrecadações dos criadores registram pela primeira vez um aumento em todos os repertórios. O crescimento dos valores oriundos do rádio e da televisão sugere que o auge do setor digital não afeta os mercados tradicionais por enquanto. Em 2016, em 16 dos 20 países que mais arrecadam no setor digital, os direitos que procedem da difusão aumentaram.

Referindo-se ao informe, o Diretor Geral da CISAC, Gadi Oron, declara: “Esses resultados impressionantes demonstram que as sociedades de autores estão contribuindo com os milhões de criadores que representam em todo mundo. As sociedades têm se adaptado rapidamente às mudanças tecnológicas, licenciando serviços digitais e lidando com trilhões de transações de base de dados. Elas estão lutando pelas melhores condições em licenciamentos e maiores tarifas em um mundo em que os poderosos usuários estão determinados a evitar ou minimizar o pagamento de uma remuneração justa para o trabalho dos criadores.

O Presidente da CISAC, pioneiro da música eletrônica, Jean-Michel Jarre, declarou: “A CISAC lidera a batalha pelo futuro de mais de 4 milhões de criadores mundo afora. Eu estou comprometido com essa batalha. A Europa reconheceu que é tempo de mudança: Não se pode aceitar que a lei proteja os grandes monopólios de tecnologia e permita que se produza uma injustiça sistêmica para os criadores. Agora temos uma mensagem para o resto do mundo: Chegou a hora de os governos de outros países regirem e seguir o exemplo europeu.”

 

Com o firme apoio de

LATINOAMÉRICA

Aliança de Diretores Audiovisuais Latinoamericanos

Sociedades que avalizam com acordos recíprocos os Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual

CHILE

Sociedade de Autores Nacionais de Teatro, Cinema e Audiovisuais

ARGENTINA

Associação Geral de Diretores Autores Cinematográficos e Audiovisuais

COLÔMBIA

Diretores Audiovisuais Sociedade Colombiana

MÉXICO

Sociedade Mexicana de Diretores-Realizadores de Obras Audiovisuais,

IMPORTANTE APOIO DAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS E EUROPEIAS

DAMA (logo) Derechos de Autor de Medios Audiovisuales Ver carta de apoio

SACD (logo) Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques Ver carta de apoio

Directors UK (logo) Directors UK
Ver carta de apoio

ADAL (logo) Alianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos Ver carta de apoio

DAC (logo) Directores Argentinos Cinematográficos Ver carta de apoio

Writers and Directors (logo) Writers & Directors Worldwide
Ver carta de apoio

ATN (logo) Sociedad de Autores Nacionales de Teatro, Cine y Audiovisuales Ver carta de apoio

Directores México (logo) Directores México
Ver carta de apoio

SGAE (logo) Sociedad General de Autores y Editores
Ver carta de apoio

SIAE (logo) Società Italiana degli Autori ed Editori
Ver carta de apoio