DBCA – Carta de apoio aos criadores da Índia

Vinod Ranganathan, secretário geral da SRAI (Screenwriters Rights Association of India) . Foto: Ricardo Pinto e Silva

Em decisão unânime, a assembleia do Congresso Anual de Criadores do Audiovisual, que reuniu dezenas de cineastas, roteiristas e gestores, além de advogados especialistas em direito autoral, oriundos dos cinco continentes, nos dias 15 e 16 de novembro último em Veneza (Itália), foi aprovada carta-manifesto de apoio à SRAI (Screenwriters Rights Association of India), entidade coirmã ora reivindicando a capacidade institucional para arrecadar e distribuir direitos autorais aos criadores tanto na Índia como em todo o mundo.

Solidários com esse pleito de caráter fundador e de absoluta legitimidade, os diretores da DBCA (Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual), ente de gestão coletiva que congrega os mais importantes diretores de cinema, televisão e animação do país, acaba de enviar carta-manifesto ao roteirista, Vinod Ranganathan, secretário geral da sociedade em tela, e cuja íntegra é a seguinte:

Sr. Vinod Ranganathan
Secretário Geral
SRAI – Screewriters Rights Associacion of India

Prezado senhor,

Como presidente da DBCA (Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual) e por indicação de seu Conselho Diretivo, expressamos a urgente necessidade de que SRAI (Screenwriters Rights Association of India), se constitua em sociedade de gestão encarregada de representar e proteger os direitos de autores indianos em seu país e no resto do mundo.

DBCA (www.diretoresbrasil.org) é membro da Writers and Directors Worldwide (www.writersanddirectorsworldwide), organização internacional sem fins lucrativas que trabalha para proteger autores do audiovisual e de repertório literário e dramático. W&DW é dirigida por criadores de sociedades audiovisuais, literárias e dramáticas de todo mundo, propiciando suporte direto em todas as regiões ao aplicar sua larga experiência, “know how” e a “voz fundamental do criador” nas discussões relativas a direitos autorais em encontros de comitês executivos e interações com legisladores.

A Lei do Direito Autoral Indiana, emendada em 2012, foi um passo crucial para os criadores indianos, e por isso que agora é essencial que os direitos adquiridos pelos autores se tornem efetivos pelo reconhecimento da SRAI como sociedade de gestão coletiva, o que lhe dará direito de arrecadar e distribuir direitos autorais para criadores indianos em seu gigantesco território e por todo mundo.

O Brasil, através de suas centenas de autores de cinema, televisão e animação, representando uma das mais notórias produtoras latinoamericanas de audiovisual, com este documento apoia publicamente o pleito dos criadores indianos reunidos em torno da SRAI por um integral reconhecimento de sua prevalência nacional para arrecadar e distribuir direitos autorais.

Almejando imediato sucesso para os criadores indianos para o que, nós, os brasileiros, consideramos “direito autoral é o salário do criador”, desde já, caro Vinod Ranganathan, conte conosco, pessoalmente, e com nossa sociedade de diretores. Muito obrigado. Saudações, Sylvio Back, presidente DBCA.

 

Com o firme apoio de

LATINOAMÉRICA

Aliança de Diretores Audiovisuais Latinoamericanos

Sociedades que avalizam com acordos recíprocos os Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual

CHILE

Sociedade de Autores Nacionais de Teatro, Cinema e Audiovisuais

ARGENTINA

Associação Geral de Diretores Autores Cinematográficos e Audiovisuais

COLÔMBIA

Diretores Audiovisuais Sociedade Colombiana

MÉXICO

Sociedade Mexicana de Diretores-Realizadores de Obras Audiovisuais,

IMPORTANTE APOIO DAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS E EUROPEIAS

DAMA (logo) Derechos de Autor de Medios Audiovisuales Ver carta de apoio

SACD (logo) Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques Ver carta de apoio

Directors UK (logo) Directors UK
Ver carta de apoio

ADAL (logo) Alianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos Ver carta de apoio

DAC (logo) Directores Argentinos Cinematográficos Ver carta de apoio

Writers and Directors (logo) Writers & Directors Worldwide
Ver carta de apoio

ATN (logo) Sociedad de Autores Nacionales de Teatro, Cine y Audiovisuales Ver carta de apoio

Directores México (logo) Directores México
Ver carta de apoio

SGAE (logo) Sociedad General de Autores y Editores
Ver carta de apoio

SIAE (logo) Società Italiana degli Autori ed Editori
Ver carta de apoio