Cisac Comemora Habilitação do Audiovisual Brasileiro

Paris, 17 de dezembro de 2018 – O governo brasileiro autorizou duas sociedades audiovisuais a arrecadar, pela primeira vez, direitos de diretores e roteiristas. Esta decisão, fruto de quatro anos de atuação da comunidade criativa, é um passo vital para a campanha pelo direito à remuneração justa no Brasil.

O Ministério da Cultura anunciou que as associações Diretores Brasileiros do Cinema e do Audiovisual (DBCA) e Gestão de Direitos de Autores Roteiristas (GDAR) estão autorizadas a arrecadar, distribuir e pagar direitos autorais no Brasil e no exterior.

Maior mercado

O Brasil é o maior mercado na América Latina e Caribe em termos de arrecadação para autores, de acordo com o Relatório Global de Arrecadação da CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores) em 2018. É o segundo país com mais rápido crescimento na região, cuja arrecadação aumentou 38,9% em 2017. No entanto, devido a falta de sociedades autorizadas a funcionar nesse setor, diretores e roteiristas não haviam recebido seus respectivos direitos pelo uso de suas obras.

Writers & Directors Worldwide (W&DW), braço audiovisual da CISAC e ela própria, em conjunto com as organizações de direitos autorais de diretores e roteiristas da Argentina (DAC e ARGENTORES), da brasileira, INTER ARTIS BRASIL (direitos conexos de intérpretes); e das alianças latino americanas de diretores e roteiristas (ADAL e ALGyD), estão em campanha desde 2015 por direitos justos e proteção adequada para autores do audiovisual tanto na América Latina como no mundo. A campanha que busca estabelecer remuneração para diretores e roteiristas por todo tipo de uso de suas obras, seja online ou offline, levou a Colômbia e ao Chile a promulgar leis que reconhecem esse direito dos autores audiovisuais.

Vitória mundial

Comemorando a decisão, o presidente da W&DW, Horacio Maldonado, declarou: “Esta é uma fantástica recompensa por recompensa pelo incansável esforço da nossa comunidade para melhorar a vida dos criadores neste enorme e importante mercado. O governo brasileiro reconheceu o papel dessas sociedades de fomentar a criação cultural e desenvolver as indústrias criativas.”

O Diretor Geral da CISAC, Gadi Oron, afirmou: “Estamos encantados de ter mais duas sociedades autorizadas entre nossos 121 membros ao redor do mundo. Essa decisão também é um avanço importante para a campanha global que busca trazer remuneração para criadores audiovisuais ao redor do mundo. E é o reconhecimento do incessante trabalho, paixão e mobilização das nossas sociedades-membro e colegas da América Latina.”

O presidente da DBCA, Sylvio Back, disse: “Este é um marco histórico para nossa indústria audiovisual, que permitirá a arrecadação e distribuição de direitos pela primeira vez, como ocorre em dezenas de países em todo o mundo. Isso contribuirá para o desenvolvimento do setor e fortalecerá a agenda econômica tanto da cultura como do entretenimento nacionais”.

O presidente da GEDAR, Marcilio Moraes, declarou: “O reconhecimento do governo brasileiro do direito autoral dos autores-roteiristas sobre a exibição pública de suas obras representa um extraordinário avanço na luta desses profissionais pela justa remuneração do seu trabalho. De agora em diante, o escritor do audiovisual poderá participar integralmente do destino da obra que escreveu no Brasil”. 

Leia a matéria original no site da CISAC.

 

Com o firme apoio de

LATINOAMÉRICA

Aliança de Diretores Audiovisuais Latinoamericanos

Sociedades que avalizam com acordos recíprocos os Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual

CHILE

Sociedade de Autores Nacionais de Teatro, Cinema e Audiovisuais

ARGENTINA

Associação Geral de Diretores Autores Cinematográficos e Audiovisuais

COLÔMBIA

Diretores Audiovisuais Sociedade Colombiana

MÉXICO

Sociedade Mexicana de Diretores-Realizadores de Obras Audiovisuais,

IMPORTANTE APOIO DAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS E EUROPEIAS

DAMA (logo) Derechos de Autor de Medios Audiovisuales Ver carta de apoio

SACD (logo) Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques Ver carta de apoio

Directors UK (logo) Directors UK
Ver carta de apoio

ADAL (logo) Alianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos Ver carta de apoio

DAC (logo) Directores Argentinos Cinematográficos Ver carta de apoio

Writers and Directors (logo) Writers & Directors Worldwide
Ver carta de apoio

ATN (logo) Sociedad de Autores Nacionales de Teatro, Cine y Audiovisuales Ver carta de apoio

Directores México (logo) Directores México
Ver carta de apoio

SGAE (logo) Sociedad General de Autores y Editores
Ver carta de apoio

SIAE (logo) Società Italiana degli Autori ed Editori
Ver carta de apoio