Brasil Reafirma na Itália sua Intransigente Defesa do Direito Autoral

Foto: Directores Argentinos Cinematográficos

Com inédita delegação, representada por diretores e roteiristas de cinema, televisão e filmes de animação, e respectivas assessorias jurídicas, o Brasil reafirmou sua intransigente defesa do direito autoral no âmbito do audiovisual comunicado ao público no recente Congresso Anual do Conselho dos Criadores da Writers & Directors Worldwide, braço audiovisual da CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores), ocorrido entre os dias 14 e 17 de novembro último em Veneza (Itália).

Falando em nome dos autores, Sylvio Back e Marcílio Moraes, presidentes da DBCA (Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual) e GEDAR (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas), enfatizaram a urgência para que suas entidades obtenham junto ao Ministério da Cultura a imediata autorização para arrecadar e distribuir direitos autorais no Brasil e no exterior aos seus lídimos titulares, os criadores. Não há mais tempo a perder, acabou sendo   a palavra de ordem coletiva para o ano de 2018 com a conquista desse incontornável patamar civilizatório.

Marcílio Moraes, Presidente da GEDAR e Sylvio Back, Presidente da DBCA

 Força continental

Por reunir dezenas de autores, gestores e advogados, oriundos de 123 países de 239 entidades coirmãs da DBCA e GEDAR, abrangendo quatro milhões de autores dos cinco continentes, o conclave permitiu a troca de experiências e informações, onde ficou patente a premência de solidificar políticas institucionais e jurídicas de proteção do direito autoral, seja na América Latina, Europa e África, seja na Índia, China e Austrália.

Ao final do conclave, por aclamação, e pela primeira vez cabendo a um latinoamericano, foi eleito para a presidência da W&DW, o cineasta argentino, Horacio Maldonado, até então, secretário geral da ADAL (Aliança de Diretores Audiovisuais Latinoamericanos).

Igualmente, por unanimidade, foi eleito e assumiu a secretaria geral da ADAL, o cineasta colombiano, Mário Mitrotti, atual presente da DASC (Diretores Audiovisuais da Colombia), ambos dirigentes históricos em seus países onde a cobrança e distribuição de direitos autorais é fato incontestável, por garantir a vida e a sobrevida de quem assina audiovisual que tenha comunicação pública. Direito autoral é o salário do criador, é o mantra do cineasta Sylvio Back.

Crescimento audiovisual

Com exponencial crescimento de quase dez porcento na arrecadação do audiovisual na América Latina em 2016, conforme minucioso  relatório global da CISAC divulgado durante o evento na Itália, esse potencial tende a aumentar em 2017/2018, justamente, face às políticas nacionais cada vez mais atinentes à prevalência moral e pecuniária devida ao criador.

Assim, coube ao Brasil, através de seus dirigentes, fazer coro com as sociedades coirmãs sobre o impacto negativo que a falta de cobrança do direito autoral repercute junto a criadores e à industria do audiovisual num país de extensão continental e detentor de inestimável e frutuoso parque de entretenimento cinematográfico e televisivo.

 

 

Com o firme apoio de

LATINOAMÉRICA

Aliança de Diretores Audiovisuais Latinoamericanos

Sociedades que avalizam com acordos recíprocos os Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual

CHILE

Sociedade de Autores Nacionais de Teatro, Cinema e Audiovisuais

ARGENTINA

Associação Geral de Diretores Autores Cinematográficos e Audiovisuais

COLÔMBIA

Diretores Audiovisuais Sociedade Colombiana

MÉXICO

Sociedade Mexicana de Diretores-Realizadores de Obras Audiovisuais,

IMPORTANTE APOIO DAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS E EUROPEIAS

DAMA (logo) Derechos de Autor de Medios Audiovisuales Ver carta de apoio

SACD (logo) Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques Ver carta de apoio

Directors UK (logo) Directors UK
Ver carta de apoio

ADAL (logo) Alianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos Ver carta de apoio

DAC (logo) Directores Argentinos Cinematográficos Ver carta de apoio

Writers and Directors (logo) Writers & Directors Worldwide
Ver carta de apoio

ATN (logo) Sociedad de Autores Nacionales de Teatro, Cine y Audiovisuales Ver carta de apoio

Directores México (logo) Directores México
Ver carta de apoio

SGAE (logo) Sociedad General de Autores y Editores
Ver carta de apoio

SIAE (logo) Società Italiana degli Autori ed Editori
Ver carta de apoio