Bem-vinda DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual

Notícias – ADAL – Alianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos

Fotos

Grande assistência de Diretores e público em geral no lançamento da DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual – realizado na cidade de Brasília e repetido no Rio de Janeiro dois dias depois. Seu Presidente Sylvio Back (abaixo, à direita) proferiu cordiais palavras de boas-vindas para o público e os convidados internacionais que participaram deste importante encontro.

No passado mês de setembro foram realizados eventos importantes para o direito autoral dos diretores na América Latina e no mundo..

Foi o lançamento e a apresentação em sociedade da DBCADiretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual(www.diretoresbrasil.org) – como Sociedade de Gestão dos direitos dos diretores audiovisuais de todo o mundo no território da República Federativa do Brasil.

Com os objetivos principais, além da arrecadação e distribuição dos direitos autorais, prioriza-se também a criação e manutenção de um fundo contínuo e de um trabalho de assistência social para seus diretores e diretoras associados.

Longe de objetivos políticos e gremiais – o que suscitou uma renovada participação e esperanças dos Diretores do Brasil – a DBCA pretende continuar com as suas convicções e esforços para dignificar a função do diretor a partir de uma arrecadação justa e de uma distribuição transparente dos direitos dos diretores-autores audiovisuais, para que com esta injustamente postergada receita possam finalmente ver os frutos das permanentes reproduções que suas obras têm a cada dia em toda a mídia audiovisual análoga ou digital, criada ou a ser criada no futuro.

As apresentações e painéis realizados em Brasília e no Rio de Janeiro contaram com relevantes presenças do Ministério da Cultura do Brasil, o Diretor Regional para a América Latina e o Caribe da CISACConfederación Internacional de Sociedades de Autores y Compositores, Directivos de DAC Directores Argentinos Cinematográficos , e da ADALAlianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos, juntamente com seus Assessores Jurídicos e com os Diretores- Membros Fundadores da DBCA, com seu Presidente, pelo Secretário-Geral e pelo Tesoureiro, os quais fizeram as apresentações de objetivos e planos de trabalho da DBCA.

Lançamento e apresentação da DBCA no âmbito do 48º Festival de Cinema Brasileiro realizado na cidade de Brasília. Os membros da DBCA, acompanhados dos Diretores da DAC, receberam o apoio das principais figuras do Ministério da Cultura do Brasil, os que tiveram um papel importante nesta apresentação.

No âmbito do 48º Festival de Cinema Brasileiro, realizado num importante hotel na cidade de Brasília, bem como num imponente hotel da cidade do Rio de Janeiro, a DBCA foi apresentada com painéis de especialistas em temas de Direito Autoral para um grande público de diretores audiovisuais que enriqueceram o lançamento da sociedade com inúmeras questões, deixando claro os objetivos desta sociedade de promover, com o apoio de seus associados, o exercício da gestão coletiva de direitos de autor de sua titularidade, relativos à utilização de obras audiovisuais, através da regulamentação da arrecadação pela comunicação pública da obra audiovisual no Brasil.

A DBCA está dentro do plano de assistência técnica que oferece a ADAL para as sociedades emergentes na América Latina, no âmbito de cooperação da Diretoria regional para a América Latina e o Caribe da CISAC, e com o apoio total e pleno da Writers and Directors Worldwide Conselho Mundial de Criadores Audiovisuais – com sede na Europa, e sociedades do direito autoral de todo o mundo que se manifestaram por escrito com emocionantes cartas alentando a criação desta nova sociedade, oferecendo o apoio incondicional para seu futuro crescimento.

Ver cartas de apoio:

DAMA (logo)
Direitos Autorais de Mídia Audiovisual
Ver carta de apoio

SACD (logo)
Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques
Ver carta de apoio

Directors UK (logo)
Directors UK

Ver carta de apoio

ADAL (logo)
Alianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos
Ver carta de apoio

DAC (logo)
Directores Argentinos Cinematográficos
Ver carta de apoio

Writers and Directors (logo)
Writers & Directors Worldwide

Ver carta de apoio

ATN (logo)
Sociedad de Autores Nacionales de Teatro, Cine y Audiovisuales
Ver carta de apoio

Directores México (logo)
Directores México

Ver carta de apoio

SGAE (logo)
Sociedad General de Autores y Editores

er carta de apoio

SIAE (logo)
Società Italiana degli Autori ed Editori

Ver carta de apoio

A DBCA cresce a passos largos e, num curto espaço de tempo, tem mais de 100 diretores audiovisuais associados que, colaborando e levando adiante essa iniciativa, conseguem hoje, pela primeira vez na história do Brasil, contar com uma sociedade que lutará por seus direitos, não apenas no próprio território, mas em todo o mundo, por meio do apoio dado pelas sociedades internacionais nucleadas na CISAC.

Da ADALAlianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos, felizes de fazer parte deste esforço, damos as boas-vindas a esta nova sociedade e a todos os colegas que a integram e que também vão nos representar neste importante território, comprometendo-nos a oferecer todo nosso apoio e colaboração, tanto em forma técnica como econômica, aos Diretores Brasileiros na sua luta pela defesa dos direitos que, como autores referidos na Lei, em razão de suas obras audiovisuais, possuem um importante patrimônio cultural, não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro.

Octubre de 2015

logo ADAL
www.directoreslatinoamerica.org

 

Com o firme apoio de

LATINOAMÉRICA

Aliança de Diretores Audiovisuais Latinoamericanos

Sociedades que avalizam com acordos recíprocos os Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual

CHILE

Sociedade de Autores Nacionais de Teatro, Cinema e Audiovisuais

ARGENTINA

Associação Geral de Diretores Autores Cinematográficos e Audiovisuais

COLÔMBIA

Diretores Audiovisuais Sociedade Colombiana

MÉXICO

Sociedade Mexicana de Diretores-Realizadores de Obras Audiovisuais,

IMPORTANTE APOIO DAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS E EUROPEIAS

DAMA (logo) Derechos de Autor de Medios Audiovisuales Ver carta de apoio

SACD (logo) Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques Ver carta de apoio

Directors UK (logo) Directors UK
Ver carta de apoio

ADAL (logo) Alianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos Ver carta de apoio

DAC (logo) Directores Argentinos Cinematográficos Ver carta de apoio

Writers and Directors (logo) Writers & Directors Worldwide
Ver carta de apoio

ATN (logo) Sociedad de Autores Nacionales de Teatro, Cine y Audiovisuales Ver carta de apoio

Directores México (logo) Directores México
Ver carta de apoio

SGAE (logo) Sociedad General de Autores y Editores
Ver carta de apoio

SIAE (logo) Società Italiana degli Autori ed Editori
Ver carta de apoio


Centro Empresarial Botafogo, Praia do Botafogo, 300 - 5º andar - Sala 509A - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22250-040, Brasil. Ver mapa

© 2015 DBCA / Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual /   Tel.: +55 (21) 2158-1060 / 0800-882.1884 (Chamadas Gratuitas)
  contato@diretoresbrasil.org

W3C / javascript / 1280x720 / Problemas com o site? webmaster@diretoresbrasil.org